
Identificação:
Escola: José Hassem Hall Filho
Gestor: Rosicleide Ferreira da Silva Coordenador
Pedagógico: Antônio Soares
Auxiliar Pedagógica do turno Matutino: Zêra Bandeira da Silva

Orientação: Professores
• Antônia Meireles Laurentino -1º ano “U”
• Dacizete F. Nascimento - 2º ano “A”
• Rosangela – 2º ano “B” • Sirlei – 3º ano “A”
• Sirlei- 3º ano “B” • Antônia Meireles Laurentino- 4º ano “A”
• Lajúcia Limeira Cantuário - 4º ano “B”
• Jacinto Dias do Nascimento – 5º ano “U”
Público Alvo:
Alunos e professor do ensino fundamental l
Duração Do Projeto:
II – Título
Vivenciando a Pascoa
III Subtítulo
Pascoa:
Valores que fazem toda a diferença
Sumário
Justificativa.......................................................................................................................03
Objetivo Geral.................................................................................................................03
Objetivos Específicos..........................................................................................................03
Conteúdo ......................................................................................................................04
Conteúdo Especifico por Disciplina.............................................................................................05 Referências Bibliográficas ...................................................................................................06
Anexos ..........................................................................................06
III – JUSTIFICATIVA
O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.
Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa.
V - Objetivos Específicos
• Entender o significado da Páscoa;
• Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
VI - Conteúdo
Conceituais:
• Conhecer a origem da Páscoa.
• Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
Procedimentais:
• Dramatização;
• Confecção de bombons (trabalhar a receita);
• Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
• Cantar músicas referentes ao tema;
• Elaborar textos referentes ao tema;
• Pesquisas;
• Sucatas;
• Confecção de cartazes;
• Recorte e colagem;
• Dobraduras Atitudinais:
• Participação nas atividades propostas;
• Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;
• Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.
• Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.
Conteúdo Especifico Por Disciplina
ARTES: Dramatização da música de Páscoa, expressão corporal, valorização da autoestima. Modelar os docinhos na forma de ovinhos;
Desenhar coelhinhos ou outros símbolos, enfeitar livremente para serem colados nas embalagens dos ovos.
ARTES VISUAIS
• Modelagem (1º, 2º e 3º ano)
• Desenho e pintura (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
• Molde vazado (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
• Recorte e colagem (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
• Dobradura (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
MÚSICA:
• Roda cantada; (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
• Música referente ao tema; (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
• Coreografia das musicas trabalhadas; (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
• Dramatização das musicas trabalhadas. (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
MOVIMENTO:
• Dança; (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
• Pequenos jogos; (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
• Dinâmicas em Grupos. (1º, 2º, 3º 4º e 5ºano)
HISTÓRIA:
Conhecer como se comemoram a Páscoa em outros países, sua história, seus símbolos. MATEMÁTICA:
Trabalhando com problemas envolvendo adição e subtração, dezena, dúzia, preços etc.
• Leitura e Escrita dos números; (1º, 2º e 3º ano)
• Números e gráficos; (1º, 2º e 3º ano)
• Calendário; (1º, 2º e 3º ano)
• Símbolos, Sinais e código; (1º, 2º e 3º ano)
• Orientação: direita e esquerda; (1º, 2º e 3º ano)
• Números e dinheiro. (1º, 2º e 3º ano)
PORTUGUÊS:
Interpretação das músicas, ampliação do vocabulário, produções de texto, Atividades diversas tendo o tema como base. Fazer um cartaz e colar os rótulos do produto ao lado das quantidades pedidas, para uma visualização mais significativa e prazerosa. Gramatica (Substantivos e adjetivos).
• Cruzadinhas;
• Lista; (1º, 2º e 3º ano)
• Alfabeto minúsculo e maiúsculo; (1º, 2º e 3º ano)
• Nome dos alunos (as); (1º, 2º e 3º ano)
• Ordenar texto; (1º, 2º e 3º ano)
• Frases. (1º, 2º e 3º ano)
GEOGRAFIA:
Pesquisar a Páscoa em outras regiões.
• A escola (1º, 2º e 3º ano)
CIÊNCIAS: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita de chocolate ou brigadeiro. O perigo de utilizarmos produtos fora da validade. • Água;
• Animais. …
Culminância
Festa de Páscoa com os alunos caracterizados, apresentação da música, e troca dos ovinhos feitos por eles aos seus amigos. Avaliação A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todo o projeto.
Critérios a serem observados:
- Participação na atividade inicial;
* Discutiu a questão?
* Colaborou com os colegas?
* Contribuiu?
- Desenvolvimento e realização das atividades centrais:
* Que participou? * Raciocínio adequado?
* O aluno foi argumentativo?
* Sua produção foi pertinente?
- Participação no desenvolvimento do contexto geral da aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Matemática, Português, Geografia, Ciências, Editora Ática, coleção Ápis, 1º, 2º, 3º , 4º e 5º ano das series iniciais, José William Vesentini, Dora Martins, Marlene Pécora. ANEXOS Março de 2 013
Nenhum comentário:
Postar um comentário